Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional
''É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções em Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centraliador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico''

segunda-feira, 28 de março de 2011

MODERNIDADE e EXCLUSÃO SOCIAL


Uma mente brilhante


Bicho de sete cabeças

Tempos Modernos

Esses filmes são bons indicadores dos contextos sociais nos quais a Terapia Ocupacional se insere.
A T.O. teve origem, oficialmente, nos Estados Unidos, no fim da Primeira Guerra Mundial, quando veteranos retornaram de suas atividades militares com diversas sequelas e necessidades de reabilitação. Devido ao longo tempo de hospitalização e por sua capacidade funcional, eles necessitavam de intensa terapia física ou ocupacional. Esse período foi chamado de ''reconstrução'', que está relacionado ao termo reabilitação, reabilitare (em latim), que significa restaurar.
No contexto das Guerras Mundiais, o trabalho já era visto como algo que dignifica o ser humano. A saúde era vista como a capacidade de raciocinar e trabalhar. Pois o trabalho era necessário e visto como oportunidade para ascender social e financeiramente. Essa ideia sobre o trabalho foi implantada pelo capitalismo na modernidade na qual é vantajoso que mais pessoas sejam capazes de consumir e produzir.
A promessa de trabalho e vida boa e moderna na cidade fez com que se reprimisse e isolasse todo o tipo de ''imperfeição'' nas mesmas criando-se as instituições asilares distante dos centros, para conter aqueles considerados anormais, diferentes do padrão da sociedade, podendo ser pessoas com problemas mentais, idosos, dependentes químicos, infratores e outros, que sem ter vontade própria eram levados para essas instituições manicomiais. Uma boa oportunidade de conhecer melhor essa história é assistindo a esses filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário